Redação de Questionários e Instrumentos de Pesquisa
Carga Horária: 25 horas
Período: 2 de fevereiro a 28 de abril de junho de 2026
Investimento: R$ 350,00
Certificado
Inscrição até 01 de fevereiro
Curso On-line
Coordenação:
Prof. Dr. Flávio Rebustini
Prof. de Análise de Dados da EACH-USP.
Pós-Doutoramento em Psicometria pela Université du Quebéc à Trois Rivières.
A redação de questionários e instrumentos de pesquisa é uma tarefa importante e que deve ser realizada com cuidado. O objetivo é criar perguntas claras e objetivas que permitam coletar informações precisas e relevantes.
Para começar, é importante definir os objetivos da pesquisa e o público-alvo que será entrevistado. Com isso em mente, é possível elaborar perguntas que sejam adequadas e compreensíveis para o grupo em questão.
Além disso, é importante evitar perguntas tendenciosas ou que possam influenciar a resposta do entrevistado. Para isso, é recomendado realizar testes prévios do questionário, a fim de identificar possíveis problemas e ajustar as perguntas.
Por fim, é importante lembrar que a redação de questionários e instrumentos de pesquisa requer habilidade e atenção aos detalhes. Um questionário mal elaborado pode levar a resultados imprecisos ou incompletos, comprometendo a validade da pesquisa como um todo.
Fundamentos para a Redação de Questionários e Instrumentos.
i. Modelos de instrumentos (Questionários, Escalas, roteiros de entrevista)
ii. Redação das orientações do instrumento;
iii. Geração dos itens
iv. Redação de itens;
v. Formato de resposta;
vi. Viés e inadequação da redação
vii. Controle de viés
Redação de Questionários e Instrumentos de Pesquisa
Período
03 e 24/02; 10 e 24/03; 7 e 28/04.
são 6 encontros às terças-feiras das 19h30 às 21h30
Carga horária
25 horas
sendo 12 horas em atividades síncronas e 13 horas em atividades assíncronas
Investimento
R$ 350,00
Parcela mínima de R$ 50,00
As aulas são gravadas e disponibilizadas para que você possa revê-las ao longo do curso. Após o encerramento elas ficam disponíveis ainda por dois meses.